
10 NORMAS IMPORTANTES SOBRE PRAZOS PROCESSUAIS NO BRASIL
Código de Processo Civil
O Código de Processo Civil, artigo 218, apresenta as normas sobre os prazos processuais. O que é importante saber?
- Os prazos processuais estão previstos em lei, e quando a lei for omissa, o juiz determina o prazo de acordo com a complexidade do ato.
- As intimações obrigarão ao comparecimento após decorrido 48 horas, caso não exista prazo legal ou determinado pelo juiz.
- No caso de não existir previsão legal ou determinação pelo juiz, o prazo para a prática de ato processual pela parte será de 5 dias.
- O ato praticado antes do termo inicial do prazo será considerado tempestivo.
- Na contagem de prazo processual em dias são computados somente os dias úteis, excluídos, portanto, sábados, domingos, feriados e dias em que não houver expediente forense.
- O prazo processual tem sua contagem suspensa no período de 20 de dezembro a 20 de janeiro, e não serão realizadas audiências e sessões de julgamento.
- Após o término do prazo, extingue-se o direito de praticar ou de emendar o ato processual, porém, à parte é assegurado provar que não o realizou por justa causa.
- Os prazos são contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, salvo disposição em contrário.
- A contagem do prazo terá início no primeiro dia útil que seguir ao da publicação.
- O prazo para a parte, o procurador, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública e o Ministério Público será contado da citação, da intimação ou da notificação.
- Posted by Raquel Trindade da Costa
- On 6 de julho de 2020
- 0 Comment